Conheça as 5 doenças mais comuns após o carnaval e 5 medidas que podem contribuir com a sua saúde.

01 de Mar, 2023
5 Doenças

O Carnaval é uma das festas mais esperadas do ano, mas também pode trazer consigo algumas doenças comuns. As grandes aglomerações aumentam o risco de transmissão de doenças respiratórias, como gripes, resfriados e Covid-19, por isso é fundamental utilizar máscaras de proteção e álcool em gel para prevenir a transmissão.

As conjuntivites virais também são comuns após o Carnaval, sendo altamente contagiosas e transmitidas pelo contato próximo e falta de higiene das mãos. Já as doenças gastrointestinais, como diarreia e gastroenterite, são causadas tanto pelo contato com pessoas contaminadas quanto pelo consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

As hepatites virais são outra preocupação, sendo transmitidas por meio de relações sexuais desprotegidas. E a herpes, frequentemente adquirida no Carnaval por meio de relação sem proteção e beijo na boca, também preocupa autoridades sanitárias.

Assim, após o Carnaval, é importante ficar atento à saúde, principalmente no que se refere a possíveis doenças que possam ter sido contraídas durante a festa. Aqui estão algumas medidas que podem ajudar:

1. Fique atento aos sintomas: Se você começar a sentir sintomas de alguma doença, como febre, dor de cabeça, dor no corpo, tosse, espirros ou diarreia, é importante procurar atendimento médico o mais rápido possível.

2. Hidrate-se: Durante o Carnaval, é comum consumir bebidas alcoólicas e não se hidratar adequadamente. Para ajudar a prevenir a desidratação e outras doenças, beba muita água e evite bebidas alcoólicas e açucaradas.

3. Descanse: O Carnaval pode ser cansativo e exigir muito do corpo. É importante descansar e permitir que o corpo se recupere após a festa.

4. Mantenha uma boa higiene: Lave as mãos com frequência, evite compartilhar objetos pessoais e mantenha sua casa e roupas limpas para ajudar a prevenir a propagação de germes e doenças.

5. Previna DSTs: Se você teve relações sexuais durante o Carnaval, é importante fazer um exame de DSTs para verificar se foi infectado. Também é importante usar preservativos em todas as relações para ajudar a prevenir a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis.

Lembre-se de que, se você estiver preocupado com sua saúde após o Carnaval, sempre consulte um médico para obter orientação específica.