PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM - DIFERENÇAS E IMPORTÂNCIA NA SUA ATUAÇÃO.

07 de Set, 2022 | Saúde
ENFERMAGEM

A enfermagem é exercida privativamente pelo:

1. Enfermeiro,
2. Técnico de Enfermagem,
3. Auxiliar de Enfermagem e parteiras.

Respeitados os respectivos graus de habilitação, conforme redação dada pela Lei de Regulamentação do Exercício de Enfermagem. (Lei nº 7.498, de 25 de junho de 1986).

Neste momento, iremos destacar os profissionais que integram a Opção Home Care Hospitallar, bem como, as diferenças e a importância de cada um deles, para melhor atender as demandas solicitadas.

(I) Enfermeiro:

Para ser Enfermeiro é necessário fazer a respectiva Graduação. Somente ele pode gerir o setor de Enfermagem da instituição de saúde, pública ou privada, organizar as atividades dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem e planejar, coordenar e executar serviços de assistência e programação em saúde.

O Enfermeiro realiza cuidados com complexidade técnica, exigindo conhecimentos científicos adequados e capacidade de tomar decisões imediatas, além da atenção direta a pacientes em estado grave.

Ele pode fazer consultoria, auditoria e emitir parecer sobre assuntos relacionados à área. O Enfermeiro realiza consultas em Enfermagem e prescrição da assistência nesse âmbito, atuando também na prevenção e controle sistemático da infecção hospitalar, inclusive como integrante das respectivas comissões.

É muito importante o seu envolvimento na elaboração de medidas de prevenção e controle sistemático, relacionados à segurança do paciente durante a assistência de Enfermagem.

(II) Técnico em Enfermagem

O técnico de enfermagem exerce atividades de nível médio, que envolve auxiliar o enfermeiro na orientação e acompanhamento do trabalho.

Entre as suas principais funções está a assistência ao paciente de alta complexidade, pois é ‘peça-chave’ na prevenção e controle sistemático de eventuais complicações. Também participa dos programas de higiene e segurança do trabalho, de prevenção de acidentes e de doenças ligadas à profissão.

(III) Auxiliar de Enfermagem

Trata-se de uma formação intermediária, que permite o trabalho em unidades de baixa e média complexidade. Esse profissional desempenha funções correspondentes aos cuidados dos pacientes. Também efetua registros e relatórios de ocorrências, trabalhando sempre em conformidade com as boas práticas, normas e procedimentos de biossegurança.

Entre as tarefas do Auxiliar de Enfermagem, estão: preparar pessoas para consultas e exames, realizar e registrar exames, segundo instruções médicas ou do Enfermeiro, orientar e auxiliar pacientes, prestando informações relativas à: higiene, alimentação e utilização de medicamentos. Também realiza cuidados específicos relacionados ao tratamento em questão e verifica em unidades hospitalares os sinais vitais e as condições gerais dos pacientes, conforme o diagnóstico.

Sempre seguindo as orientações e prescrições de assistência Médica e de Enfermagem, o Auxiliar faz curativos e cumpre as medidas de prevenção e controle de infecção hospitalar. Ele prepara e administra medicações por via oral, tópica, intradérmica, subcutânea, intramuscular, endovenosa e retal; executa atividades de limpeza, desinfecção, esterilização do material e equipamento, bem como o seu preparo, armazenamento e distribuição.

CONCLUSÃO

A Opção Home Care Hospitallar conta com profissionais capacitados para atuar nas três áreas acima discriminadas, sendo necessário que todas atendam e solicitem junto ao Conselho Regional de Enfermagem (COREN) de seu estado o número do registro profissional para atender a sua especialidade.

Além das profissões acima citadas, dispõe de uma equipe multidisciplinar completa, com médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e outros profissionais.

Os profissionais da Opção Home Care Hospitallar contam com treinamentos, cursos de atualização e estão altamente preparados para atender às suas necessidades e de toda a sua família.